Um dos grandes problemas na Física é a necessidade de um referencial a partir do qual tanto as leis como as medidas de espaço e tempo sejam bem definidas. Na Mecânica de Newton ou mesmo nos estudos de Galileu esse referencial é definido como Referencial Inercial onde seriam válidas as leis de Newton enquanto que na Relatividade de Einstein seria o referencial onde todas as leis da física seriam bem definidas e na sua forma mais simples. Em ambos os casos a existência deste referencial não passa de uma abstração, onde no caso especial da relatividade a luz tem características bastante peculiares.
A necessidade de uma referencia para o homem vai muito além da Física, ela se evidencia pelo fato de que Deus pela sua Palavra cria todas as coisas e sua presença no jardim do Éden era, ao virar do dia uma referência para o homem. Em determinado momento o Senhor passea pelo Éden pela viração do dia procura por Adão e não o encontra, “Adão onde estás?”Um pergunta que ainda hoje ecoa e que o homem natural não consegue responder. Onde ele está, de onde ele veio e para onde ele vai, são perguntas que põem o homem em grande dificuldade. O homem perde a sua condição de ser Eterno por conta da desobediência à palavra e essa situação caminha junto com ele naquilo que pratica, na ciência que ele constrói e em tudo que se mede nesta obra criadora. Neste sentido tudo precisa de um referencial, o da noite é o dia, o da vida é a morte, o do espaço é algum ponto onde a partir dele se possa fazer medidas, enfim.
Na obra criadora todos esses referenciais são relativos, pois pertencem a uma obra com um fim determinado. Por outro lado, Deus tem um referencial absoluto para o homem que é nenhum outro senão o mesmo do Éden, a sua própria Palavra a Revelação do mistério, a sua presença hoje manifesta pela operação do Espírito Santo no Corpo. Neste Referencial as medidas já não são relativas e o entendimento é claro pois é dado por meio da Fé. O tempo cronológico passa a ter pouca importância e o que prevalece é o kairós a Eternidade d Deus.
O referencial da física é relativo e aponta quando muito para uma luz “or”que traz algo de especial consigo. Ainda assim o grande mistério de Deus está em trazer para o homem não a luz desta obra criadora mas a Luz “Phôs”a revelaçao que mostra ao homem e o coloca em outra medida onde o a referência é Senhor Deus.
O Senhor realiza um chamado na vida do homem, a uma Luz que não pode ser expressa materialmente. Esta Luz e mistério de Deus está Luz é a revelação de Jesus, pois, através dela compreendemos os mistérios de Deus.
O Senhor é grandioso em Poder, se ele se revelasse como algo existente na eternidade não compreenderiamos. Assim como o Senhor Jesus pregava por parabólas (histórias contadas para apresentar a verdade e ensinar o evangelho), ele se revela como Luz para que possamos entender a grandiosidade de seu poder A luz da obra criadora possui uma velocidade que o homem não pode alcançar, a velocidade do Senhor
e muito além, pois, pela sua onipresença, ele passeia entre as dimensões. A palavra do Senhor relata no evangelho de Marcos capítulo oito que o Senhor Jesus chegando em Betsaida, trouxeram-lhe um cego. O Senhor então o curou, quando este homem passou pelo primeiro processo, viu homens como árvores. O Senhor Jesus queria mostrar que a luz da obra criadora não apresenta o projeto, a cidade que este homem vivia era marítima o mar fala do mundo, estava arraigado e cego não sabia para onde ir. o Senhor então põe as mãos sobre os seus olhos, o faz olhar para o alto, pois é do alto que vem nossas vitórias. Este homem passa a enxergar a Luz verdadeira um projeto totalmente Eterno, o Senhor ainda o alerta não entre na aldeia, esqueça o velho homem. Assim como Ló saindo de Sodoma, quando sua esposa olha para trás virá uma estátua de sal. Quando conhecemos o projeto revelado, o olhar
para trás causa a morte. Toda vida de um servo deve estar paltada na Luz “Phôs”que é Jesus. “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.”( 1 João 5:19). O mundo não pode oferecer salvação ao homem, pois o projeto e findouro até as estrelas brilham por um tempo determinado. O Senhor Jesus é Luz e caminho, desde a eternidade está brilhando apresentando um projeto eterno, para que o homem possa ter “…vida, e tenham com abundância”(João 10:10).
1Pr Tarcísio N Teles e Jovem Obreiro Solano P Pinto participantes do grupo Ciência e Fé – Igreja Cristã Maranata.
GRUPO CIÊNCIA E FÉ PRESBITÉRIO ICM
CONTATOS: cienciaefe@presbiterio.org.br