Blog

“Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? ”

Lucas 18:8

  1. Introdução
    O entendimento bíblico de Fé pronunciado pelo Senhor Jesus para o tempo profético dos nossos dias está fundamentado no texto bíblico de Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam , e a prova das coisas que se não vêem ” [1]. Os destaques dados no texto são importantes pois contrapõem de maneira muito clara ao que se
    pode construir pela razão humana, cuja base está no conhecido, no que se tem acesso pelos sentidos e cuja firmeza está limitada ao tempo. Já no Éden o homem pelo uso da sua razão e
    por um ato de rebeldia ao governo de Deus, fez a má escolha de desprezar a palavra do criador, passando então a buscar subsídios terrenos para se apresentar diante de Deus. A propósito, as folhas da figueira que usara para se cobrir, já apontavam profeticamente para uma fé temporal e histórica, baseada na razão, pela qual muitos ainda hoje tentam se achegar a Deus. Essa fé temporal tal como uma folha, inicialmente verde em seu vigor, murcha sob a ação do tempo e se vai.
    A desobediência do homem no Éden evidenciava a perda de um referencial – a Fé – para sua relação com Deus. Diante desta perda real de vida, viveria a partir de então em busca de outros recursos, usando-se da ciência e principalmente do material e concreto com uma tentativa de se justificar ou mesmo alcançar a essência, o Deus do qual se afastou.

  2. Razão – uma referência relativa
    A história do homem é marcada de certa maneira por uma busca cada vez mais acentuada de entender o mundo e a si mesmo. Isso de certa forma estava já previsto na pergunta do Éden, “ … onde estás? ” Gênesis 3:9, que ainda hoje ecoa sem uma resposta totalmente clara. Um dos caminhos adotados por alguns, fora o de recorrer única e exclusivamente à razão, tomando como máxima a expressão “toda a Fé na razão”, expressão esta utilizada para motivar o desenvolvimento da razão frente ao misticismo, em um período importante da história da humanidade [2].
    Pode-se dizer que, enquanto a ciência trata de um universo de coisas criadas – ao que denominaremos de Obra Criadora – que são necessárias e úteis para a vida do homem, a Fé está baseada em duas situações “nas coisas que se esperam ” e principalmente “ naquelas que não se vêem ” , um outro universo que é eterno e imaterial – ao que denominaremos de Obra Redentora .
    Quando a palavra faz menção ao que se não vê, não está se referindo única e exclusivamente àquilo que pelo limite da ciência não se pode compreender. Pelo contrário, se refere àquilo que por muitas vezes pode ser visto mas que sem a revelação do Espírito Santo não se pode entender na sua plenitude, como é o caso da exegese bíblica apenas na letra. No campo da ciência, toda a construção parte sempre de algum ponto do qual ela pode referenciar os seus tratados. Este ponto pode ser a observação simples e pura de um fenômeno, ou a conclusão lógica a partir de um fato. Pode-se então dizer que há sempre a busca pela referência em algo. Tal busca tem o seu valor nesta Obra Criadora haja vista que a ciência é necessária à existência do homem porém, ela está limitada sempre ao tempo do homem. O limite do homem, é o tempo . Pode-se verificar essa limitação também em vários campos da ciência mas na Física em especial a noção de referência ou de referencial assume um papel determinante na compreensão tanto do espaço como do próprio tempo bem como do estabelecimento das leis como é o caso da mecânica de Newton.

  1. A figura 1 [3], apresenta um ponto de referência no espaço “ O ” a partir do qual se pode localizar diferentes eventos sobre uma forma diferencial, a partir deste ponto se pode realizar medidas tanto de espaço quanto de tempo por meio dos vetores “ r , r’ ” definidos nesta variedade “M ”. Na Física a definição de referencial, por mais que necessária, na sua essência, não passa de uma abstração [4]. Conforme visto, o limite do homem está no tempo e no tocante a esse aspecto, a necessidade de uma referência de medida sempre existiu. Referencial de tempo – A definição de tempo é variável, contudo cabe se ater à definição de tempo cronológico, que surge de um padrão de medida. O tempo que no passado, como nos dias de Acaz [5], já foi medido de diversas formas diferentes, utilizando o sol, as estrelas, as fases da lua, veio mais recentemente a basear-se no número de flutuações da estrutura do átomo de Césio 133 para definir um padrão de segundo. Referencial de espaço – Igualmente, a medida de espaço, que no passado utilizava como padrão elementos o côvado [1] por exemplo, ou mesmo a polegada os quais podiam variar de um indivíduo para o outro, hoje faz uso de ferramentas mais precisas mas que ainda assim é passível de variações por dilatação da própria estrutura da matéria.

    Com a mecânica de Einstein a própria noção de espaço e tempo se fundem em uma estrutura única formando quatro medidas , sujeitas a incertezas, além, obviamente, das já conhecidas, como se expõe na relatividade seja em sua forma especial ou geral, quando da deformação do espaço-tempo conforme representado na figura abaixo [6].



  1. Fé – a referência absoluta
    Contrapondo-se a todas as limitações da razão, a Fé se coloca como o elemento fundamental para que o homem possa se apresentar novamente a Deus, como o agente de união entre Deus e o homem – o elo perdido no Éden por conta da rebeldia ao governo de Deus. A razão científica está limitada a quatro medidas enquanto que a Fé se apresenta com um elemento de um outro universo, uma Obra Redentora. Podemos considerá-la como uma quinta medida [7,8] a qual adentra ao tempo do homem o alcança e o resgata conforme representado na figura 3 a seguir.

    Enquanto que as referências científicas mudam, nesta quinta medida o Senhor Deus se apresenta como imutável. “ Porque eu, o Senhor, não mudo… ” Malaquias 3:6. Além disto, o Senhor estabelece uma referência de modo que Ele e somente Ele se consolida como o refúgio seguro, principalmente em tempos de tantas tribulações como os de nossos dias. Além do texto bíblico citado anteriormente, a Bíblia está eivada de citações apontando para o lugar de segurança de Deus para o homem, como um esconderijo e um lugar de descanso

    “ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do onipotente descansará ” Salmos 91:1, dentre outros.

    Como exemplo também desta segurança vemos na história de Abraão o exemplo de um homem que saiu da sua terra em direção a uma terra desconhecida baseando-se em uma promessa, sem saber para onde ia.

    “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” – Hebreus 11:8.

    A sua orientação não estava baseada em nenhum ponto de referência desta Obra Criadora. Pelo contrário, estava na obediência à determinação de Deus. Tal obediência lhe consolidaria a Fé, que no período da Lei se estabelecia como uma imputação enquanto que no período da graça, através da morte e ressurreição de Jesus esta Fé sendo o próprio Espírito Santo dá ao homem a condição para que ele consiga atender ao chamado de Deus para sua vida.

    A presença deste Espírito Santo neutraliza os ruídos da razão como se pode observar em alguns exemplos do Novo Testamento [1]. Dentre muitos exemplo cabe destacar a vida de Paulo , apóstolo e exemplo de um homem que, de perseguidor, passou a ser perseguido por conta do encontro com esta Fé redentora – com a revelação de uma medida que ele não conhecia.

    “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando
    perto de Damasco, subitamente o cercou um
    resplendor de luz do céu.” – Atos 9:3.

    Uma Fé que o alcança e lhe tira do caminho da cegueira e da morte. Esta Fé é portanto o elo perdido pela desobediência e hoje, pelo Espírito Santo se estabelece como fundamento para a caminhada da Igreja viva. Esta Fé pode hoje ser restabelecida na vida do homem, sem desprezar a criação, mas firmada consumador da fé, com o único propósito de resgatar o homem ao seu lugar de origem, uma eternidade com Deus, (figura 3).


  1. Conclusão
    No que tange a Obra Criadora, a luz, segundo a relatividade apresenta uma referência tanto para as medidas de espaço quanto de tempo, já na Obra Redentora Jesus oferece à alma do homem uma eternidade de paz, segurança e amor, referência pautada única e exclusivamente na Fé. Uma Fé que perde o seu valor quando é materializada afastando a alma da certeza de salvação e vida eterna. Estamos vivendo um cenário em que cada vez a Fé tem menos espaço, como um Elo que para muitos tem se tornado cada vez mais perdido e que poderá ser encontrado nesta hora através da operação do Espírito Santo. Particularmente, neste momento profético em que a igreja se prepara para a sua partida para a Eternidade com Deus, torna patente a necessidade de uma reflexão pessoal sobre em que, ou em quem, a fé de muitos têm estado firmada, qual tem sido, meu querido leitor, o referencial para sua fé? Fica a propósito o testemunho do apóstolo Paulo:

    “Combati o bom combate, acabei a
    carreira, guardei a Fé ” – II Timóteo 4:7

    Maranata, o Senhor Jesus Vem!

  1. Referências
    [1] BÍBLIA Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. E atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil,1969.
    [2] Nogueira, Pablo. Toda fé na razão. In: Veja, São Paulo, 16/06/1.999, p.64-65
    [3] Tu, Z.. (2011). Geometry of membranes. Journal of Geometry and Symmetry in Physics. 24.
    [4] José & Saletan, Classical Dynamics – a contemporary approach, Cambridge University Press 1998.
    [5] Moura, A. S., A fé sem ruídos, Revista Veja, São Paulo, Brasil, pp. 08-10, 08/04/2020.
    [6] https://images.app.goo.gl/e9a5wxUGntTx2U8Z8
    [7] Gueiros, G. V. T., Fé: sua manifestação histórica e profética. Vila Velha, Ed. do autor, 2018.
    [8] Gueiros, G. V. T., Ciência e Fé: Grupo Ciência e Fé. Vila Velha, Ed. do autor, 2020.
    Dados do autor: Tarcísio Nunes Teles, pastor e membro do grupo Ciência e fé da igreja Cristã Maranata, graduado em Física pela UEFS, mestre e doutor em Física Teórica pela UFRGS, com pós-doutorado pelo Istituto Nazionale di Fisica Nucleare em Firenze. Atua como professor e pesquisador na UFCSPA em Porto Alegre no Rio Grande do Sul na área de Mecânica Estatística e Termodinâmica em sistemas fora do equilíbrio, análise física de sinais fisiológicos, e dinâmica de feixes em protonterapia.
    Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/4245783904433288
    E-mail: tarcisio.nteles@gmail.com
Traduzir »