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Trabalho com jovens – Março/2025

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Março / 2025

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TRABALHO

COM OS JOVENS

2025

EDIÇÃO DE MARÇO

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Presidente da Igreja Cristã Maranata

Gedelti Victalino Teixeira Gueiros
Secretário Executivo da Igreja Cristã 

Maranata

Luiz Eugênio do Rosário Santos
Presidente do Instituto Bíblico da Igreja 

Cristã Maranata

Gilberto Ferreira da Silva
Diretor de Ensino do Instituto Bíblico da 

Igreja Cristã Maranata

Fábio Lúcio Soares Gomes
Assessora Pedagógica do Instituto Bíblico 

da Igreja Cristã Maranata

Leonice Monteiro Dias Rocha
Organização:

Maurilo Martins
Diagramação

João Manuel Comério
Capa

João Manuel Comério

Copyright © 2025 Instituto Bíblico da 

Igreja Cristã Maranata

1ª edição: 2025

Publicado no Brasil com a devida 

autorização e com todos os direitos 

reservados por Instituto Bíblico da 

Igreja Cristã Maranata

Rua Torquato Laranja, 92. Vila Velha. 

Espírito Santo. CEP: 29100-370 

Telefone: (27) 3320-3400 

Email: contato@institutoicm.org.br

Site: www.institutoicm.org.br

Área de conhecimento

Trabalho com Jovens

Assunto

Mensagens

 

Categoria

Religião

Todos os direitos reservados 

A reprodução total ou parcial desta 

publicação, de forma não autorizada, 

para  fins  comerciais  ou  não,  constitui 

violação de direitos autorais (lei 

9610/98), sujeitando-se o infrator às 

penalidades cíveis e criminais cabíveis.

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Sumário

AULA 1

A Igreja de Smirna – Tempo das grandes 

perseguições ……………………………………………………………….05

AULA 2 

A Igreja de Sardes – Restantes que estavam

para morrer ………………………………………………………………….13

AULA 3

O Evangelho Eterno e o Cristianismo …………………………….21

AULA 4 

O derramar do Espírito Santo no período profético

de Éfeso e Sardes ………………………………………………………..28

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AULA 1

- A IGREJA DE SMIRNA -

 TEMPO DAS GRANDES 

PERSEGUIÇÕES

“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e 

o Espírito de sabedoria…” Isaías 11:2

Pr. Marcelo Ferreira

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Trabalho de Jovens

TEXTO BASE

“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de 

sabedoria…” Isaías 11:2

1 – Introdução
Dados Importantes para a compreensão de todos: 

cidade de Smirna está localizada às margens do Mar Egeu, 

na Turquia. Era uma cidade pagã, onde adoravam deuses 

como Heros, Cibele e até o imperador romano César. 
Nessa cidade, eram realizados os Jogos Olímpicos. 
O vencedor usava como prêmio a coroa de César. Paulo 

faz menção disso dizendo: “… os que correm no estádio 

[…] eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, 

porém, uma incorruptível.” (I Coríntios 9:24 e 25).
Nessas ocasiões, cristãos chamados “ateus” (porque não 

adoravam os deuses) eram mortos para satisfazer ao povo 

e a César.
O  nome  “Smirna”  significa  mirra,  o  que  vem  exatamente 

desse sofrimento.
Imperadores romanos, começando por Nero até Diocleciano, 

determinaram as ondas de tribulação registradas na 

história dessa igreja.
A mirra é uma planta que, quanto mais apertada e esmagada, 

mais exala seu perfume, mostrando com exatidão aquilo 

que profeticamente a igreja iria sofrer.

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2 – Objetivo
Ensinar  aos  jovens  a  viverem  sua  fé  com  fidelidade, 

aprendendo com a história da Igreja de Smirna, que, apesar 

das  adversidades  e  perseguições,  manteve-se  firme  na 

fé.  Através  da  reflexão  sobre  a  importância  da  Igreja,  do 

testemunho, da busca por sabedoria e da esperança na 

vida eterna, encorajá-los a se posicionar como servos do 

Deus Altíssimo, a buscar a fé que vem da eternidade e a 

se tornarem exemplos do amor de Cristo em um mundo 

desafiador.

3 – A Igreja
A igreja ou o período profético relacionado a Smirna data 

do ano 68 a 310 d.C. (aproximadamente 239 anos), durante 

os quais houve uma grande perseguição aos servos do 

Senhor.
Nesse período, cristãos foram mortos e quase dizimados.
Há registros de que uma moeda comemorativa foi feita 

com os seguintes dizeres: “NOMINI CRISTIANO DELECTA 

EST”, ou seja, o nome dos cristãos está acabado.
Mas, de fato, a Igreja Fiel de hoje é o testemunho vivo de 

que Smirna venceu.
Detalhes Importantes: a Igreja de Smirna era descendente 

de um povo que amava ao Senhor, proveniente do período 

profético de Éfeso, onde a doutrina dos apóstolos foi 

alcançada e defendida.
Porém, não tinham bens, sem posses, sem recursos 

materiais, vivendo na pobreza. É bom lembrar que em 

Éfeso muitos venderam seus bens e depositaram aos pés 

dos apóstolos, pensando que a volta de Jesus seria breve.

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Assim, Smirna não tinha o que herdar materialmente, 

ficando com a doutrina.
Veja em Apocalipse 2:9: “Eu sei as tuas obras, e tribulação, 

e pobreza (mas tu és rico) …”.
A carta em Apocalipse relata perseguições: Apocalipse 

2:10: “Nada temas das coisas que hás de padecer […] tereis 

uma tribulação de dez dias…”
Esses dez dias referem-se a dez imperadores romanos, 

começando por Nero e terminando com Diocleciano, 

os quais causaram muitas dores e provas à igreja nesse 

período.
Na Igreja de Smirna, os irmãos não tinham o que dar, então 

deram suas vidas.
Considerações:  em Éfeso, a reação ao adversário foi a 

doutrina; em Smirna, foi a vida.
Note as expressões: “tribulação” – “pobreza” e “morte” 

(Apocalipse 2:9).
Apesar disso, era uma igreja exemplar; aliás, é a única igreja 

que não recebe repreensões da parte do Senhor Jesus em 

sua carta.
Fiel  em  sua  permanência  e  firmeza,  não  negava  a  fé, 

perseverando em seu testemunho. Preferiam morrer nas 

arenas cantando louvores a negar o senhorio do Senhor 

Jesus.
Há registros históricos mostrando que nas cercanias 

de Roma já não havia árvores, tamanho era o número de 

cruzes e fogueiras que foram feitas nesse período. Isso é 

realmente impressionante!

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4 – Detalhes da Carta
Para essa Igreja, o Senhor Jesus Se apresenta com 

certezas, tais como:

•  Primeiro e Último.
•  Aquele que foi morto e reviveu (palavra-chave para 

quem iria morrer).

•  Conheço tua pobreza, mas tu és rico.

Esse modo de apresentação trouxe a Smirna uma 

identificação com seu Salvador e Senhor, o qual também 

padeceu por nossos pecados. A Igreja se fortalecia em se 

reconhecer na morte do Senhor e esperava na certeza da 

ressurreição também com Ele.
A parábola descrita em Mateus 13:24, “joio e trigo”, nos 

mostra que houve uma mistura da semente após a morte 

dos apóstolos, trazendo uma situação muito difícil sobre 

Smirna.
Sabemos que a mistura causa confusão e desânimo. Por 

isso, a única maneira de “separar” a Igreja Fiel da infiel foi 

levá-la às fogueiras, morte e tribulação. O Senhor sabia que 

aquele remanescente fiel jamais O negaria, sendo, por fim, 

recolhido no céu.
Obs.: o Senhor Jesus permite a morte carnal da Igreja e a 

guarda para sempre.
Naquele período, confessar Jesus Cristo como Senhor 

significava morrer.

 “…Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida…” 
Apocalipse 2:10

O restante do povo estava misturado com fariseus, 

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simpatizantes a César e idólatras pagãos.
Atenção: a Igreja já sabia que ia morrer. Apocalipse 2:10 

e 11 diz: “…O que vencer não receberá o dano da segunda 

morte.”
Temos que notar a expressão “segunda morte”, pois da 

primeira morte, ou seja, a morte carnal, nesta vida, não 

escapariam. Mas, jamais passarão pelo julgamento de 

Deus na eternidade.
A Igreja de Smirna era cheia de testemunhos e exemplos. 

Talvez o mais conhecido seja de Policarpo, pastor da 

igreja, que em um dos jogos festivos (com aparência de 

religiosidade) foi conduzido por uma multidão enfurecida e 

levado a uma fogueira. Ele tinha 86 anos.
Foi-lhe dada a oportunidade de negar a Jesus. Bastava 

confessar que César era Senhor. Policarpo recusou a oferta 

e preferiu morrer queimado a negar seu Salvador Jesus, 

dizendo:
“Há 86 anos eu sirvo ao Senhor Jesus… Ele sempre me foi 

fiel. Como posso negá-lo na hora da minha morte? Jesus é 

o Senhor!!”
Preferiu morrer!

Esses  testemunhos  abalavam  significativamente  a 

confiança dos imperadores, que temeram a Igreja.
Na carta, o Senhor Jesus Se apresenta como aquele que 

havia sido morto e reviveu, e isso enchia os corações de 

certeza na vida eterna.
A ressurreição era a grande esperança dessa Igreja que 

morre confortada pela presença maravilhosa de Jesus.

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5 – As Operações dos 7 Espíritos dentro de 

Smirna

a) 

Espírito do Senhor – desnecessário mostrá-lo, pois a 

Igreja ia à morte cantando.

b) 

Espírito de Sabedoria – Apocalipse 2:9 - “Tu és rico 

(sem ter nada).” Perderam essa vida para ganhar a 

eterna.

c) 

Espírito de Inteligência: Apocalipse 2:9 - “… blasfêmia 

dos que se dizem judeus e não são…”

d) 

Espírito de Conselho: Apocalipse 2:10 - “Nada temas 

das coisas que hás de padecer…”

e) 

Espírito de Fortaleza: Apocalipse 2:9 - “Conheço as 

tuas obras, e a tribulação e a pobreza (mas tu és rico) 

…”.

f) 

Espírito de Conhecimento: Apocalipse 2:9 - “Eu sei as 

tuas obras…”

g) 

Espírito de Temor: está quase implícito.

Única Igreja que não recebe repreensão do Senhor Jesus. A 

Igreja não temia nada.
Sabedoria e temor estão ligados aqui.

6 – Promessas

•  Apocalipse 2:10 - “…dar-te-ei  a  coroa  da  vida.” 

(diferente dos Jogos Olímpicos).

•  Apocalipse 2:11 – “… não receberá o dano da segunda 

morte.” (a primeira não tinha jeito).

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A grande sabedoria da Igreja de Smirna foi perder essa vida 

e ganhar a vida eterna. Tal entendimento só se alcança por 

intermédio de uma operação do Espírito Santo!

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AULA 2 

-A IGREJA DE SARDES - 

RESTANTES QUE ESTAVAM 

PARA MORRER

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos 

em meu nome, aí estou eu no meio deles.” 

Mateus 18:20

Pr. Alexandre Brasil

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TEXTO BASE

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí 

estou eu no meio deles.” Mateus 18:20

1 – Introdução
A cidade de Sardes ou Sardis estava situada na Lídia - atual 

Turquia.
Pertencia ao Império Lídio e mais tarde foi incorporada ao 

Império Romano.
Foi construída no alto de uma colina para demonstração de 

poder e, assim, era considerada intocável.
Ali se adoravam os deuses como Diana, Zeus (trono) e o 

Imperador Romano.

2 – Objetivo
Motivar os Jovens a se tornarem defensores da verdade e da 

fé em Cristo, capacitando-os a resistir às pressões sociais e 

a viver uma vida que reflita os valores do Evangelho, assim 

como os “restantes” fiéis de Sardes.

3 – A Igreja no período de Sardes
No período de Sardes a Igreja Fiel se limitava a “restantes”, 

ou  seja,  poucos  fiéis  que  permaneceram  assim,  vindos 

do período de Tiatira, onde a religião romana misturada 

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com muitos outros conceitos humanos se afastou 

definitivamente da verdade.
Esse momento já havia sido profetizado pelo Senhor Jesus 

quando disse: “…onde estiverem dois ou três reunidos em 

meu nome, aí, estou eu no meio deles…” (Mateus 18:20).
O  significado  do  sacrifício  do  Senhor  Jesus  permanecia 

com  uns  poucos  fiéis,  que  impelidos  pelo  Espírito  do 

Senhor fizeram duras contestações aos erros grosseiros da 

religião predominante, expondo seus falsos ensinamentos 

e priorizando a Palavra de Deus, a qual o povo em geral não 

tinha acesso.

Situação do povo nesse período:

• 

Degradação da religião.

• 

Povo descontente com o clero.

• 

Começam algumas oposições.

• 

Imoralidade.

• 

Superstições – culto materialista.

Naquele momento, havia uma inquietação no meio dos 

povos, os quais já não suportavam mais os abusos da 

religião e a incerteza. Esse movimento dos povos culminou 

em vários aspectos positivos na busca da verdade.
Historicamente, estamos no período da saída do feudalismo 

para o Renascimento e o Iluminismo. (Veja na história 

contemporânea). O Iluminismo foi um movimento cultural 

capaz de derrubar muitos conceitos errôneos preconizados 

pela religião da época. Isso foi benéfico. Mas, Deus queria 

mais do que isso. Ele queria que o esclarecimento da 

revelação da Palavra chegasse aos corações, libertando 

completamente o homem, preparando-o para a arrancada 

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final da Igreja rumo ao fim dos tempos.
É bom lembrar a promessa feita pelo Senhor Jesus à Igreja 

de Tiatira: “E  dar-lhe-ei  a  estrela  da  manhã.” (Apocalipse 

2:28).
O raiar de um novo tempo, um novo dia iria esclarecer e 

conduzir as pessoas para a luz da verdade, especialmente 

do Evangelho Eterno.
O movimento Renascentista (fim do século XIV e início do 

século  XVI)  na  Europa,  movido  por  intelectuais,  artistas, 

pintores, etc. impulsionou a humanidade, antes em “trevas” 

a buscar saber, informação e a verdade sobretudo. Esse 

gosto e busca pela cultura e esclarecimento, e por uma 

sociedade melhor, facilitou a reintrodução da Bíblia 

descoberta por Martinho Lutero nos conventos para todos.
Era o nascer de um novo momento.
Notem que o Senhor Jesus passeia no meio dos 7 castiçais 

em todo o tempo. Em todo tempo Ele é o Senhor da história. 

Porém, no que tange a Palavra e o projeto de Deus para 

salvação do homem, não devemos pensar em muitos. 

Temos que ter em mente que poucos ou “…os restantes 

que estavam para morrer…” (Apocalipse 3:2), conseguiram 

vencer uma barreira intransponível conduzidos pelo Senhor 

nessa tarefa difícil.
Citamos alguns homens chamados pré-reformadores que 

começaram a entender o propósito de Deus, entre outros: 

Jan Hus, John Wyclif, Jerônimo, Savonarola, Thomas 

Müntzer, etc.
Enfrentaram a Igreja Romana em decadência, a falsa 

pregação da salvação por obras na qual a igreja romana 

tinha interesse, a mentira, a instituição da missa, pagamento 

de indulgências, falsa doutrina do purgatório, absolvição 

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dos pecados por penitências, etc. Por isso o Senhor diz: “…

tens nome de que vives, e estás morto…” (Apocalipse 3:1).
Logo que esses pré-reformadores iniciaram seus protestos 

sofreram as consequências terríveis da religião que 

era dominante, com aspecto piedoso, mas com força 

política e econômica. Muitos foram mortos, condenados 

por tribunais. eram excomungados, ou seja, perdiam a 

comunhão com a religião (impedidos juntamente com 

suas famílias de comprar, vender, negociar, etc.). Mas, 

para esses a promessa da Palavra estava, e ainda está de 

pé, como mostra Apocalipse 3:4: “…e comigo andarão de 

branco; porquanto são dignas disso.”
Ainda, em Apocalipse 3:5, diz assim: “…e de maneira 

nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida…”, ao contrário 

da excomunhão dos homens.

Algumas informações resumidas sobre Martinho Lutero:

•  Nasceu na Alemanha – era culto.
•  Foi para um convento para se dedicar à vida espiritual.
•  Formou-se em teologia.
•  Pregava a Palavra.
•  Começou a estudar a Bíblia no original e daí vieram as 

primeiras descobertas do tesouro escondido.

•  Quis conhecer Roma – Vaticano – Papa.
•  Voltou decepcionado com a imoralidade e situação 

encontrada.

•  Ao voltar, escreveu as 95 teses e as pôs na porta do 

castelo de Wittenberg. Aqui se cumpre a promessa 

feita a Pérgamo: “… batalharei com a espada da minha 

boca.”  (Ap 2:16).

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Trabalho de Jovens

Princípios da reforma:

•  Justificação pela fé: Eféios 2: 8 e 9.
•  Sacerdócio universal: 1 Pedro 2:9.
•  Senhor Jesus, único Salvador: 1 Timóteo 2:5 e Atos 

4:12.

Isso quebra totalmente a religião romana, pois vai de 

encontro a tudo que ela (Jezabel) pregava:

•  Obras, indulgências, materialismo.
•  Infalibilidade do papa – supremacia do clero.
•  Culto a Maria, culto aos santos, penitências, etc.

Lutero é perseguido e foge para a França. (propósito 

político). É colocado dentro de um castelo (espírito de 

fortaleza) e tem grandes experiências com o Senhor Jesus.
Naquele momento, o Senhor havia inspirado homens que 

inventaram muitas coisas; uma dessas invenções foi algo 

parecido com a imprensa, com a qual pôde ser impressa 

a Bíblia traduzida para a língua germânica. O povo estava 

sedento por saber e o Senhor permitiu que a Palavra 

alcançasse a muitos e muitos… Aleluia!
Os reformadores (protestantes); Calvino, Zwinglio, etc., 

deixaram, antes de morrer, um grito:
“Que a Palavra ficará, disso temos certeza.” (Aleluia!).

4 – Parábola
Para nossa melhor absorção do assunto, convém lembrar a 

parábola do tesouro escondido, no capítulo 13 de Mateus.
Tesouro escondido

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•  Tesouro escondido no campo (da religião).
•  Um homem (Martinho Lutero) achou e escondeu.
•  Alegria (da salvação).
•  Vendeu tudo o que tinha (se libertou da religião).
•  Comprou o campo.

A Palavra que estava escondida dentro dos mosteiros, 

conventos, escrita em latim, agora é exposta ao mundo no 

idioma mais falado na época.
OBS.: O fato do tesouro estar escondido não quer dizer que 

não exista, nem deprecia seu valor!

•  Ainda está “escondido” até hoje para aqueles que não 

têm revelação da Palavra ou que desprezam a ação 

do Espírito Santo, sem o qual é impossível alcançar o 

tesouro.

•  7 Espíritos operando na Igreja

a)  Espírito do Senhor – Apocalipse 1:20: Aquele 

que tem os 7 Espíritos/7 estrelas.
b) Sabedoria – Apocalipse 3:3: “Lembra-te pois do 

que tens recebido e ouvido, e guarda-o…”
c) Discernimento – Apocalipse 3:1: “…tens nome de 

que vives, e estás morto.”
d)  Conselho – Apocalipse 3:2: “Sê vigilante, e 

confirma os restantes…”
e) Fortaleza – Apocalipse 3:4: “…não contaminaram 

seus vestidos…”
f) Conhecimento – Apocalipse 3:2: “…não achei as 

tuas obras perfeitas…”
g)  Temor – Apocalipse 3:3: “…virei sobre ti como 

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ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”.

5 – Promessas

1  Algumas pessoas (dignas) andarão de branco 

comigo.
Apocalipse 3:4
 - “Mas tens algumas poucas 

pessoas em Sardes que não contaminaram 

seus vestidos; e andarão de branco, porque são 

dignas.”

2  O vencedor será vestido de vestes brancas.
3  Apocalipse  3:5 - “O que vencer será vestido de 

vestes brancas; e de maneira nenhuma riscarei 

seu nome do livro da vida;””

4  De maneira nenhuma riscarei seu nome do livro 

da vida.

5  Apocalipse  3:5 - …”e de maneira nenhuma 

riscarei o seu nome do livro da vida; …”

6  Confessarei seu nome diante de meu pai e 

diante dos seus anjos.”
Apocalipse  3:5
 - “… e confessarei o seu nome 

diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

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AULA 3

O EVANGELHO ETERNO

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha 

o evangelho eterno, para o proclamar aos que 

habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, 

e língua, e povo.” Apocalipse 14:6 e 7

Pr. Maurilo Martins

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TEXTO BASE

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho 

eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda 

nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6 e 7: 

1 – Introdução
O texto mostra que o evangelho eterno é um projeto divino 

estabelecido para proporcionar salvação eterna por meio 

de Jesus, através da revelação e ação do Espírito Santo. O 

anjo voando no “meio” do céu indica que o evangelho é o 

centro do plano de Deus, sem alternativas para a salvação. 

Ele está acima de qualquer influência humana, ressaltando 

a  importância  do  sacrifício  de  Cristo.  O  estudo  também 

mostrará a diferença significativa entre o evangelho eterno 

e o cristianismo.

2 – Objetivo Principal
Esclarecer a diferença entre o evangelho eterno, que é 

um projeto divino de salvação através de Jesus e a ação 

do Espírito Santo, e o cristianismo, que se desviou dessa 

verdade bíblica.

3 – Evangelho Eterno
O evangelho eterno é um projeto divino que se origina na 

eternidade, oferecendo um governo eterno ao homem pela 

fé, por meio do Espírito. Apenas o que é eterno e profético 

pode transformar o homem, especialmente em um mundo 

em crise e insensível. Há um afastamento perigoso do 

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evangelho, distorcendo valores.
Esse evangelho proporciona uma experiência com Deus e 

exige submissão ao Espírito Santo, sendo a essência da 

verdadeira transformação. Com revelação, alcançamos a 

verdade das Escrituras, evitando meras letras sem vida. A 

Obra do Espírito é eterna e inquestionável.
O evangelho nos compele a pregar a Palavra de Deus, 

anunciando a volta de Jesus. Ele é absoluto, profético e 

revelado. O anjo voando no céu simboliza que o projeto de 

Deus é eterno, imutável e único.
A função do evangelho eterno é:

•  Revelar Jesus como Salvador.
•  Trazer temor ao nosso coração.
•  Levar o homem a dar glória a Deus.
•  Nos preparar para a vinda do Senhor Jesus e seu 

juízo.

Vejam o seguinte texto: Apocalipse 14:7: “…Temei a Deus, e 

dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo…”.

4 – Cristianismo
O cristianismo é um projeto humano que se desviou da 

verdade bíblica apostólica, focando em anseios racionais e 

letrismo, deturpado por dogmas infundados. Seu propósito 

é esconder a verdade, resultando em uma mentalidade 

apóstata, sem vida eterna. Ele se separou do evangelho ao 

adotar conceitos humanos e horizontais, desprovidos de 

revelação e compromisso com a eternidade.
Essa desconexão gerou apostasia, visível nos dias atuais. O 

abandono do Espírito Santo em favor da filosofia e teologia 

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reduziu o cristianismo à mera razão religiosa. Assim, 

aceita práticas sem compromisso com a fé e a eternidade, 

misturando crenças sem oferecer vida eterna.
As consequências são muito impactantes, tais como:

•  Falta de conteúdo doutrinário e profético.
•  Falta de integração com a doutrina do corpo.
•  Falta de compromisso com o projeto de Deus.
•  Abandono dos mistérios de Deus realizados pelo 

Espírito Santo.

•  Falta de entendimento do momento profético.
•  Desalinhamento ao propósito de evangelização
•  Falta de direção do Espírito Santo (dons e batismo 

com o Espírito Santo).

É importante destacar que a letra da Bíblia, sem a revelação 

do Espírito Santo, não transforma, e a experiência de 

transformação é essencial. O mundo está se corrompendo 

em traições, materialismo e violência, resultando em 

morte espiritual e na valorização do que é material. Esse 

cenário gera mesclas que afastam o homem da verdade, 

apresentando meias-verdades.
A tradição religiosa também se tornou um ritual sem 

compromisso com a Palavra de Deus e a eternidade, aceitando 

argumentos humanos e carnais. Esses argumentos se 

encaixam na “obra criadora” (4ª medida), focando na vida 

terrena e passageira, distanciando-se do que é eterno. As 

consequências desse afastamento são inevitáveis.

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Veja o quadro abaixo:

5 – Diferenças entre Evangelho eterno e 

Cristianismo

EVANGELHO ETERNO

CRISTIANISMO

Palavra Revelada

Bíblia na letra

Transformação

Acomodação

Verdade

Argumentos humanos

Vida Eterna

Vida terrena

Espiritual

Material

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6 – Conclusão
Ao concluir este estudo, é importante reconhecer que 

estamos  no  final  do  projeto  de  Deus  para  a  Igreja  Fiel, 

antes da volta de Jesus, o “princípio das dores”. Vivemos 

a bênção de estar na presença do Senhor, guiados pelo 

Espírito Santo e fundamentados no evangelho eterno.
Estamos a caminho da eternidade, onde nos encontraremos 

com nosso Salvador. Em contraste, o cristianismo desviado 

se  mistura  com  cultura  e  filosofia,  distanciando-se  do 

projeto de Deus.
Veja o quadro abaixo:

Os efeitos do comportamento apóstata são evidentes no 

mundo religioso, resultando em desobediência, vaidade 

e destruição, levando à quebra de pactos com Deus. A 

religião que abriga o cristianismo muitas vezes engana seus 

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adeptos, confundindo-os com letras sem o entendimento 

profético.
A  Igreja  Fiel  permanece  firme  no  evangelho  eterno, 

aguardando a gloriosa volta de Jesus!

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, 

em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” 

Mateus 24:14

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AULA 4

O DERRAMAR DO ESPÍRITO 

SANTO NO PERÍODO 

PROFÉTICO DE ÉFESO

E SARDES

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, 

que do meu Espírito derramarei sobre toda a 

carne […].” Atos 2:17

Pr. Gilson Souza

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TEXTO BASE

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do 

meu Espírito derramarei sobre toda a carne […].” Atos 2:17

1 – Introdução

Os dons espirituais NÃO desapareceram depois da 

Igreja Primitiva: os capítulos 2 e 3 do livro do Apocalipse 

apresentam as Sete Cartas do Apóstolo João às Sete 

Igrejas da Ásia. Cada uma das Cartas escritas aponta 

para um momento histórico e profético na vida da Igreja. 

Observamos que, em cada Carta, há a afirmação de “Quem 

tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Assim, vemos que o Espírito Santo, em todo o tempo, 

em toda a história da Igreja, durante o período da Igreja 

Primitiva e depois desta, sempre falou à Igreja por meio dos 

dons espirituais. É bem verdade que o Espírito Santo falou 

àqueles que estavam dispostos a ouvir a voz do Espírito 

Santo.
Portanto, os dons espirituais não desapareceram depois 

da Igreja Primitiva; ao contrário, sempre existiram entre os 

fiéis na igreja, que foram aqueles que estiveram dispostos 

a ouvir o que o Espírito Santo diz às igrejas.
1.1 - Teste De Aprendizado:

a) Cite um texto no Novo Testamento que comprove 

que os dons espirituais continuaram existindo depois da 

Igreja Primitiva.
Resposta:_______________________________________________

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2 – Característica do derramamento do Espírito 

Santo em Éfeso e em Sardes
Em Éfeso, o derramamento do Espírito Santo marcou o 

estabelecimento da doutrina, através da Palavra.
Enquanto em Sardes, o derramamento do Espírito Santo 

marcou a descoberta da Palavra, pois estava escondida no 

campo do interesse da religião.
Portanto, em Éfeso, deu-se o início do derramamento do 

Espírito Santo sem medida sobre a Igreja Primitiva, para o 

estabelecimento da doutrina e para iniciar a semeadura da 

Palavra. Essa operação do Espírito Santo veio para capacitar 

a Igreja a deixar o paganismo e o politeísmo existentes 

no Império Romano e para capacitar a Igreja a abandonar 

a  religiosidade  do  judaísmo  e  as  influências  da  filosofia 

helenística.
Em Sardes, o derramamento do Espírito Santo foi para retirar 

a Igreja dos escombros de uma igreja infiel, que abandonou 

o Espírito Santo e que perdeu o mistério, isto é, a Palavra e o 

profético. Isso no período de uma igreja idólatra, impregnada 

com a teologia e filosofia, onde o governo humano prevalecia. 

Assim, o derramamento do Espírito Santo capacitou a Igreja, 

a partir de Sardes, a retornar à Palavra, que estava escondida 

no interesse da religião. Essa capacitação foi para preparar 

a Igreja para o arrebatamento.
Apocalipse 2:1 – “…Isto diz aquele que tem na sua destra as 

sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro…”.
Apocalipse 3:1 – “… Isto diz o que tem os sete Espíritos de 

Deus, e as sete estrelas:”

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2.1 - Teste de aprendizado:

a) Quem revela Jesus na Palavra?
b) Já teve a experiência de Jesus revelado na Palavra?

Resposta: :______________________________________________

3 – Relação entre o derramamento do Espírito 

Santo em Sardes e aquilo que o Espírito Santo 

está fazendo hoje em nossos dias

•  Em Sardes, o derramamento do Espírito foi para os 

fiéis saírem da idolatria do cristianismo romano.

•  Em nossos dias, o mesmo derramamento do Espírito 

Santo é para a Igreja sair da tradição criada pelo 

protestantismo, que acabou tornando-se tradicional. 

Com respeito a Sardes, o derramamento do Espírito 

Santo era para levar os restantes de Tiatira, que 

estavam para morrer, ao arrependimento, para 

que retornassem à doutrina de Deus, que é a Sua 

Palavra, e deixassem a idolatria. Enquanto hoje, o 

derramamento do Espírito Santo prepara a Igreja 

para o seu arrebatamento, retirando-a da tradição 

religiosa e levando-a a discernir o tempo profético do 

“breve”, que estamos vivendo. Da mesma forma que 

o Espírito Santo agiu em Sardes, retirando a Igreja dos 

escombros de uma igreja infiel, hoje, o Espírito Santo 

tem operado para retirar a Igreja dos escombros 

de um cristianismo desbotado, tradicional, criado 

pelo Protestantismo. Um cristianismo que partiu 

para o misticismo, pregando um evangelho material 

(evangelho para esta vida). Um evangelho que 

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não transforma a vida do homem. Um evangelho 

secularizado (evangelho que se tornou comum para 

muitos), mas, para a Igreja Fiel, o evangelho eterno é: 

preparo para o Arrebatamento.

3.1 - Teste de aprendizado:

a) Pense nisso: A OBRA DO ESPÍRITO SANTO não 

pode se tornar uma tradição em sua vida. Comente:

Resposta: :______________________________________________

4 - Como definir os dois momentos do derra-

mamento do Espírito Santo nos últimos dias
Dois derramamentos do Espírito Santo ocorreram na história 

da Igreja: o primeiro nos dias de Pentecostes, sobre a Igreja 

dos Apóstolos, o período profético de Éfeso; o segundo, 

em Sardes, quando da descoberta da Palavra na Reforma 

Protestante  do  Século  XVI.  Esse  segundo  derramamento 

do Espírito Santo ocorre em dois momentos, preparando a 

Igreja para o arrebatamento:
PRIMEIRO MOMENTO: - Em Sardes, se cumpriu o primeiro 

momento do derramamento do Espírito sobre a Igreja para 

prepará-la para o arrebatamento. Isso se vê na expressão 

de Joel 2:28, citada em Atos 2:17, nas seguintes palavras: 

“Nos últimos dias derramarei do meu Espírito sobre toda a 

carne.”
A expressão: “toda a carne” refere-se a “toda a congregação”.
Esse primeiro momento do derramamento do Espírito Santo 

em Sardes mostra aquilo que o Espírito Santo passou a 

realizar a partir de Sardes e que iria perdurar até os nossos 

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dias.
SEGUNDO MOMENTO: - Já em nossos dias se cumpre o 

segundo momento do derramamento do Espírito Santo na 

expressão:  “…antes de chegar o grande e glorioso dia do 

Senhor.”
Esse segundo momento é o tempo final da Igreja, o tempo 

do breve, o momento do preparo da Igreja para o grande 

dia, que é o dia do seu arrebatamento.

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito 

derramarei sobre toda a carne…” Atos 2:17 
 “…antes de chegar o grande e o glorioso dia do Senhor;”

 Atos 2:20

4.1 - Teste de aprendizado:

a) O batismo com o Espírito Santo é: poder para 

testemunhar e preparo para o arrebatamento. Você 

está tendo essa experiência? 

Resposta: :______________________________________________

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