Março / 2025
TRABALHO
COM OS JOVENS
2025
EDIÇÃO DE MARÇO
Presidente da Igreja Cristã Maranata
Gedelti Victalino Teixeira Gueiros
Secretário Executivo da Igreja Cristã
Maranata
Luiz Eugênio do Rosário Santos
Presidente do Instituto Bíblico da Igreja
Cristã Maranata
Gilberto Ferreira da Silva
Diretor de Ensino do Instituto Bíblico da
Igreja Cristã Maranata
Fábio Lúcio Soares Gomes
Assessora Pedagógica do Instituto Bíblico
da Igreja Cristã Maranata
Leonice Monteiro Dias Rocha
Organização:
Maurilo Martins
Diagramação
João Manuel Comério
Capa
João Manuel Comério
Copyright © 2025 Instituto Bíblico da
Igreja Cristã Maranata
1ª edição: 2025
Publicado no Brasil com a devida
autorização e com todos os direitos
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Igreja Cristã Maranata
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Trabalho com Jovens
Assunto
Mensagens
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Religião
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violação de direitos autorais (lei
9610/98), sujeitando-se o infrator às
penalidades cíveis e criminais cabíveis.
Sumário
AULA 1
A Igreja de Smirna – Tempo das grandes
perseguições ……………………………………………………………….05
AULA 2
A Igreja de Sardes – Restantes que estavam
para morrer ………………………………………………………………….13
AULA 3
O Evangelho Eterno e o Cristianismo …………………………….21
AULA 4
O derramar do Espírito Santo no período profético
de Éfeso e Sardes ………………………………………………………..28
AULA 1
- A IGREJA DE SMIRNA -
TEMPO DAS GRANDES
PERSEGUIÇÕES
“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e
o Espírito de sabedoria…” Isaías 11:2
Pr. Marcelo Ferreira
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Trabalho de Jovens
TEXTO BASE
“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de
sabedoria…” Isaías 11:2
1 – Introdução
Dados Importantes para a compreensão de todos: a
cidade de Smirna está localizada às margens do Mar Egeu,
na Turquia. Era uma cidade pagã, onde adoravam deuses
como Heros, Cibele e até o imperador romano César.
Nessa cidade, eram realizados os Jogos Olímpicos.
O vencedor usava como prêmio a coroa de César. Paulo
faz menção disso dizendo: “… os que correm no estádio
[…] eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós,
porém, uma incorruptível.” (I Coríntios 9:24 e 25).
Nessas ocasiões, cristãos chamados “ateus” (porque não
adoravam os deuses) eram mortos para satisfazer ao povo
e a César.
O nome “Smirna” significa mirra, o que vem exatamente
desse sofrimento.
Imperadores romanos, começando por Nero até Diocleciano,
determinaram as ondas de tribulação registradas na
história dessa igreja.
A mirra é uma planta que, quanto mais apertada e esmagada,
mais exala seu perfume, mostrando com exatidão aquilo
que profeticamente a igreja iria sofrer.
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2 – Objetivo
Ensinar aos jovens a viverem sua fé com fidelidade,
aprendendo com a história da Igreja de Smirna, que, apesar
das adversidades e perseguições, manteve-se firme na
fé. Através da reflexão sobre a importância da Igreja, do
testemunho, da busca por sabedoria e da esperança na
vida eterna, encorajá-los a se posicionar como servos do
Deus Altíssimo, a buscar a fé que vem da eternidade e a
se tornarem exemplos do amor de Cristo em um mundo
desafiador.
3 – A Igreja
A igreja ou o período profético relacionado a Smirna data
do ano 68 a 310 d.C. (aproximadamente 239 anos), durante
os quais houve uma grande perseguição aos servos do
Senhor.
Nesse período, cristãos foram mortos e quase dizimados.
Há registros de que uma moeda comemorativa foi feita
com os seguintes dizeres: “NOMINI CRISTIANO DELECTA
EST”, ou seja, o nome dos cristãos está acabado.
Mas, de fato, a Igreja Fiel de hoje é o testemunho vivo de
que Smirna venceu.
Detalhes Importantes: a Igreja de Smirna era descendente
de um povo que amava ao Senhor, proveniente do período
profético de Éfeso, onde a doutrina dos apóstolos foi
alcançada e defendida.
Porém, não tinham bens, sem posses, sem recursos
materiais, vivendo na pobreza. É bom lembrar que em
Éfeso muitos venderam seus bens e depositaram aos pés
dos apóstolos, pensando que a volta de Jesus seria breve.
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Trabalho de Jovens
Assim, Smirna não tinha o que herdar materialmente,
ficando com a doutrina.
Veja em Apocalipse 2:9: “Eu sei as tuas obras, e tribulação,
e pobreza (mas tu és rico) …”.
A carta em Apocalipse relata perseguições: Apocalipse
2:10: “Nada temas das coisas que hás de padecer […] tereis
uma tribulação de dez dias…”
Esses dez dias referem-se a dez imperadores romanos,
começando por Nero e terminando com Diocleciano,
os quais causaram muitas dores e provas à igreja nesse
período.
Na Igreja de Smirna, os irmãos não tinham o que dar, então
deram suas vidas.
Considerações: em Éfeso, a reação ao adversário foi a
doutrina; em Smirna, foi a vida.
Note as expressões: “tribulação” – “pobreza” e “morte”
(Apocalipse 2:9).
Apesar disso, era uma igreja exemplar; aliás, é a única igreja
que não recebe repreensões da parte do Senhor Jesus em
sua carta.
Fiel em sua permanência e firmeza, não negava a fé,
perseverando em seu testemunho. Preferiam morrer nas
arenas cantando louvores a negar o senhorio do Senhor
Jesus.
Há registros históricos mostrando que nas cercanias
de Roma já não havia árvores, tamanho era o número de
cruzes e fogueiras que foram feitas nesse período. Isso é
realmente impressionante!
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4 – Detalhes da Carta
Para essa Igreja, o Senhor Jesus Se apresenta com
certezas, tais como:
• Primeiro e Último.
• Aquele que foi morto e reviveu (palavra-chave para
quem iria morrer).
• Conheço tua pobreza, mas tu és rico.
Esse modo de apresentação trouxe a Smirna uma
identificação com seu Salvador e Senhor, o qual também
padeceu por nossos pecados. A Igreja se fortalecia em se
reconhecer na morte do Senhor e esperava na certeza da
ressurreição também com Ele.
A parábola descrita em Mateus 13:24, “joio e trigo”, nos
mostra que houve uma mistura da semente após a morte
dos apóstolos, trazendo uma situação muito difícil sobre
Smirna.
Sabemos que a mistura causa confusão e desânimo. Por
isso, a única maneira de “separar” a Igreja Fiel da infiel foi
levá-la às fogueiras, morte e tribulação. O Senhor sabia que
aquele remanescente fiel jamais O negaria, sendo, por fim,
recolhido no céu.
Obs.: o Senhor Jesus permite a morte carnal da Igreja e a
guarda para sempre.
Naquele período, confessar Jesus Cristo como Senhor
significava morrer.
“…Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida…”
Apocalipse 2:10
O restante do povo estava misturado com fariseus,
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simpatizantes a César e idólatras pagãos.
Atenção: a Igreja já sabia que ia morrer. Apocalipse 2:10
e 11 diz: “…O que vencer não receberá o dano da segunda
morte.”
Temos que notar a expressão “segunda morte”, pois da
primeira morte, ou seja, a morte carnal, nesta vida, não
escapariam. Mas, jamais passarão pelo julgamento de
Deus na eternidade.
A Igreja de Smirna era cheia de testemunhos e exemplos.
Talvez o mais conhecido seja de Policarpo, pastor da
igreja, que em um dos jogos festivos (com aparência de
religiosidade) foi conduzido por uma multidão enfurecida e
levado a uma fogueira. Ele tinha 86 anos.
Foi-lhe dada a oportunidade de negar a Jesus. Bastava
confessar que César era Senhor. Policarpo recusou a oferta
e preferiu morrer queimado a negar seu Salvador Jesus,
dizendo:
“Há 86 anos eu sirvo ao Senhor Jesus… Ele sempre me foi
fiel. Como posso negá-lo na hora da minha morte? Jesus é
o Senhor!!”
Preferiu morrer!
Esses testemunhos abalavam significativamente a
confiança dos imperadores, que temeram a Igreja.
Na carta, o Senhor Jesus Se apresenta como aquele que
havia sido morto e reviveu, e isso enchia os corações de
certeza na vida eterna.
A ressurreição era a grande esperança dessa Igreja que
morre confortada pela presença maravilhosa de Jesus.
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5 – As Operações dos 7 Espíritos dentro de
Smirna
a)
Espírito do Senhor – desnecessário mostrá-lo, pois a
Igreja ia à morte cantando.
b)
Espírito de Sabedoria – Apocalipse 2:9 - “Tu és rico
(sem ter nada).” Perderam essa vida para ganhar a
eterna.
c)
Espírito de Inteligência: Apocalipse 2:9 - “… blasfêmia
dos que se dizem judeus e não são…”
d)
Espírito de Conselho: Apocalipse 2:10 - “Nada temas
das coisas que hás de padecer…”
e)
Espírito de Fortaleza: Apocalipse 2:9 - “Conheço as
tuas obras, e a tribulação e a pobreza (mas tu és rico)
…”.
f)
Espírito de Conhecimento: Apocalipse 2:9 - “Eu sei as
tuas obras…”
g)
Espírito de Temor: está quase implícito.
Única Igreja que não recebe repreensão do Senhor Jesus. A
Igreja não temia nada.
Sabedoria e temor estão ligados aqui.
6 – Promessas
• Apocalipse 2:10 - “…dar-te-ei a coroa da vida.”
(diferente dos Jogos Olímpicos).
• Apocalipse 2:11 – “… não receberá o dano da segunda
morte.” (a primeira não tinha jeito).
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A grande sabedoria da Igreja de Smirna foi perder essa vida
e ganhar a vida eterna. Tal entendimento só se alcança por
intermédio de uma operação do Espírito Santo!
AULA 2
-A IGREJA DE SARDES -
RESTANTES QUE ESTAVAM
PARA MORRER
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos
em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
Mateus 18:20
Pr. Alexandre Brasil
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TEXTO BASE
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí
estou eu no meio deles.” Mateus 18:20
1 – Introdução
A cidade de Sardes ou Sardis estava situada na Lídia - atual
Turquia.
Pertencia ao Império Lídio e mais tarde foi incorporada ao
Império Romano.
Foi construída no alto de uma colina para demonstração de
poder e, assim, era considerada intocável.
Ali se adoravam os deuses como Diana, Zeus (trono) e o
Imperador Romano.
2 – Objetivo
Motivar os Jovens a se tornarem defensores da verdade e da
fé em Cristo, capacitando-os a resistir às pressões sociais e
a viver uma vida que reflita os valores do Evangelho, assim
como os “restantes” fiéis de Sardes.
3 – A Igreja no período de Sardes
No período de Sardes a Igreja Fiel se limitava a “restantes”,
ou seja, poucos fiéis que permaneceram assim, vindos
do período de Tiatira, onde a religião romana misturada
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com muitos outros conceitos humanos se afastou
definitivamente da verdade.
Esse momento já havia sido profetizado pelo Senhor Jesus
quando disse: “…onde estiverem dois ou três reunidos em
meu nome, aí, estou eu no meio deles…” (Mateus 18:20).
O significado do sacrifício do Senhor Jesus permanecia
com uns poucos fiéis, que impelidos pelo Espírito do
Senhor fizeram duras contestações aos erros grosseiros da
religião predominante, expondo seus falsos ensinamentos
e priorizando a Palavra de Deus, a qual o povo em geral não
tinha acesso.
Situação do povo nesse período:
•
Degradação da religião.
•
Povo descontente com o clero.
•
Começam algumas oposições.
•
Imoralidade.
•
Superstições – culto materialista.
Naquele momento, havia uma inquietação no meio dos
povos, os quais já não suportavam mais os abusos da
religião e a incerteza. Esse movimento dos povos culminou
em vários aspectos positivos na busca da verdade.
Historicamente, estamos no período da saída do feudalismo
para o Renascimento e o Iluminismo. (Veja na história
contemporânea). O Iluminismo foi um movimento cultural
capaz de derrubar muitos conceitos errôneos preconizados
pela religião da época. Isso foi benéfico. Mas, Deus queria
mais do que isso. Ele queria que o esclarecimento da
revelação da Palavra chegasse aos corações, libertando
completamente o homem, preparando-o para a arrancada
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final da Igreja rumo ao fim dos tempos.
É bom lembrar a promessa feita pelo Senhor Jesus à Igreja
de Tiatira: “E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” (Apocalipse
2:28).
O raiar de um novo tempo, um novo dia iria esclarecer e
conduzir as pessoas para a luz da verdade, especialmente
do Evangelho Eterno.
O movimento Renascentista (fim do século XIV e início do
século XVI) na Europa, movido por intelectuais, artistas,
pintores, etc. impulsionou a humanidade, antes em “trevas”
a buscar saber, informação e a verdade sobretudo. Esse
gosto e busca pela cultura e esclarecimento, e por uma
sociedade melhor, facilitou a reintrodução da Bíblia
descoberta por Martinho Lutero nos conventos para todos.
Era o nascer de um novo momento.
Notem que o Senhor Jesus passeia no meio dos 7 castiçais
em todo o tempo. Em todo tempo Ele é o Senhor da história.
Porém, no que tange a Palavra e o projeto de Deus para
salvação do homem, não devemos pensar em muitos.
Temos que ter em mente que poucos ou “…os restantes
que estavam para morrer…” (Apocalipse 3:2), conseguiram
vencer uma barreira intransponível conduzidos pelo Senhor
nessa tarefa difícil.
Citamos alguns homens chamados pré-reformadores que
começaram a entender o propósito de Deus, entre outros:
Jan Hus, John Wyclif, Jerônimo, Savonarola, Thomas
Müntzer, etc.
Enfrentaram a Igreja Romana em decadência, a falsa
pregação da salvação por obras na qual a igreja romana
tinha interesse, a mentira, a instituição da missa, pagamento
de indulgências, falsa doutrina do purgatório, absolvição
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dos pecados por penitências, etc. Por isso o Senhor diz: “…
tens nome de que vives, e estás morto…” (Apocalipse 3:1).
Logo que esses pré-reformadores iniciaram seus protestos
sofreram as consequências terríveis da religião que
era dominante, com aspecto piedoso, mas com força
política e econômica. Muitos foram mortos, condenados
por tribunais. eram excomungados, ou seja, perdiam a
comunhão com a religião (impedidos juntamente com
suas famílias de comprar, vender, negociar, etc.). Mas,
para esses a promessa da Palavra estava, e ainda está de
pé, como mostra Apocalipse 3:4: “…e comigo andarão de
branco; porquanto são dignas disso.”
Ainda, em Apocalipse 3:5, diz assim: “…e de maneira
nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida…”, ao contrário
da excomunhão dos homens.
Algumas informações resumidas sobre Martinho Lutero:
• Nasceu na Alemanha – era culto.
• Foi para um convento para se dedicar à vida espiritual.
• Formou-se em teologia.
• Pregava a Palavra.
• Começou a estudar a Bíblia no original e daí vieram as
primeiras descobertas do tesouro escondido.
• Quis conhecer Roma – Vaticano – Papa.
• Voltou decepcionado com a imoralidade e situação
encontrada.
• Ao voltar, escreveu as 95 teses e as pôs na porta do
castelo de Wittenberg. Aqui se cumpre a promessa
feita a Pérgamo: “… batalharei com a espada da minha
boca.” (Ap 2:16).
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Trabalho de Jovens
Princípios da reforma:
• Justificação pela fé: Eféios 2: 8 e 9.
• Sacerdócio universal: 1 Pedro 2:9.
• Senhor Jesus, único Salvador: 1 Timóteo 2:5 e Atos
4:12.
Isso quebra totalmente a religião romana, pois vai de
encontro a tudo que ela (Jezabel) pregava:
• Obras, indulgências, materialismo.
• Infalibilidade do papa – supremacia do clero.
• Culto a Maria, culto aos santos, penitências, etc.
Lutero é perseguido e foge para a França. (propósito
político). É colocado dentro de um castelo (espírito de
fortaleza) e tem grandes experiências com o Senhor Jesus.
Naquele momento, o Senhor havia inspirado homens que
inventaram muitas coisas; uma dessas invenções foi algo
parecido com a imprensa, com a qual pôde ser impressa
a Bíblia traduzida para a língua germânica. O povo estava
sedento por saber e o Senhor permitiu que a Palavra
alcançasse a muitos e muitos… Aleluia!
Os reformadores (protestantes); Calvino, Zwinglio, etc.,
deixaram, antes de morrer, um grito:
“Que a Palavra ficará, disso temos certeza.” (Aleluia!).
4 – Parábola
Para nossa melhor absorção do assunto, convém lembrar a
parábola do tesouro escondido, no capítulo 13 de Mateus.
Tesouro escondido
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• Tesouro escondido no campo (da religião).
• Um homem (Martinho Lutero) achou e escondeu.
• Alegria (da salvação).
• Vendeu tudo o que tinha (se libertou da religião).
• Comprou o campo.
A Palavra que estava escondida dentro dos mosteiros,
conventos, escrita em latim, agora é exposta ao mundo no
idioma mais falado na época.
OBS.: O fato do tesouro estar escondido não quer dizer que
não exista, nem deprecia seu valor!
• Ainda está “escondido” até hoje para aqueles que não
têm revelação da Palavra ou que desprezam a ação
do Espírito Santo, sem o qual é impossível alcançar o
tesouro.
• 7 Espíritos operando na Igreja
a) Espírito do Senhor – Apocalipse 1:20: Aquele
que tem os 7 Espíritos/7 estrelas.
b) Sabedoria – Apocalipse 3:3: “Lembra-te pois do
que tens recebido e ouvido, e guarda-o…”
c) Discernimento – Apocalipse 3:1: “…tens nome de
que vives, e estás morto.”
d) Conselho – Apocalipse 3:2: “Sê vigilante, e
confirma os restantes…”
e) Fortaleza – Apocalipse 3:4: “…não contaminaram
seus vestidos…”
f) Conhecimento – Apocalipse 3:2: “…não achei as
tuas obras perfeitas…”
g) Temor – Apocalipse 3:3: “…virei sobre ti como
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Trabalho de Jovens
ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”.
5 – Promessas
1 Algumas pessoas (dignas) andarão de branco
comigo.
Apocalipse 3:4 - “Mas tens algumas poucas
pessoas em Sardes que não contaminaram
seus vestidos; e andarão de branco, porque são
dignas.”
2 O vencedor será vestido de vestes brancas.
3 Apocalipse 3:5 - “O que vencer será vestido de
vestes brancas; e de maneira nenhuma riscarei
seu nome do livro da vida;””
4 De maneira nenhuma riscarei seu nome do livro
da vida.
5 Apocalipse 3:5 - …”e de maneira nenhuma
riscarei o seu nome do livro da vida; …”
6 Confessarei seu nome diante de meu pai e
diante dos seus anjos.”
Apocalipse 3:5 - “… e confessarei o seu nome
diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”
AULA 3
O EVANGELHO ETERNO
“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha
o evangelho eterno, para o proclamar aos que
habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo,
e língua, e povo.” Apocalipse 14:6 e 7
Pr. Maurilo Martins
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Trabalho de Jovens
TEXTO BASE
“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho
eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda
nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6 e 7:
1 – Introdução
O texto mostra que o evangelho eterno é um projeto divino
estabelecido para proporcionar salvação eterna por meio
de Jesus, através da revelação e ação do Espírito Santo. O
anjo voando no “meio” do céu indica que o evangelho é o
centro do plano de Deus, sem alternativas para a salvação.
Ele está acima de qualquer influência humana, ressaltando
a importância do sacrifício de Cristo. O estudo também
mostrará a diferença significativa entre o evangelho eterno
e o cristianismo.
2 – Objetivo Principal
Esclarecer a diferença entre o evangelho eterno, que é
um projeto divino de salvação através de Jesus e a ação
do Espírito Santo, e o cristianismo, que se desviou dessa
verdade bíblica.
3 – Evangelho Eterno
O evangelho eterno é um projeto divino que se origina na
eternidade, oferecendo um governo eterno ao homem pela
fé, por meio do Espírito. Apenas o que é eterno e profético
pode transformar o homem, especialmente em um mundo
em crise e insensível. Há um afastamento perigoso do
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evangelho, distorcendo valores.
Esse evangelho proporciona uma experiência com Deus e
exige submissão ao Espírito Santo, sendo a essência da
verdadeira transformação. Com revelação, alcançamos a
verdade das Escrituras, evitando meras letras sem vida. A
Obra do Espírito é eterna e inquestionável.
O evangelho nos compele a pregar a Palavra de Deus,
anunciando a volta de Jesus. Ele é absoluto, profético e
revelado. O anjo voando no céu simboliza que o projeto de
Deus é eterno, imutável e único.
A função do evangelho eterno é:
• Revelar Jesus como Salvador.
• Trazer temor ao nosso coração.
• Levar o homem a dar glória a Deus.
• Nos preparar para a vinda do Senhor Jesus e seu
juízo.
Vejam o seguinte texto: Apocalipse 14:7: “…Temei a Deus, e
dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo…”.
4 – Cristianismo
O cristianismo é um projeto humano que se desviou da
verdade bíblica apostólica, focando em anseios racionais e
letrismo, deturpado por dogmas infundados. Seu propósito
é esconder a verdade, resultando em uma mentalidade
apóstata, sem vida eterna. Ele se separou do evangelho ao
adotar conceitos humanos e horizontais, desprovidos de
revelação e compromisso com a eternidade.
Essa desconexão gerou apostasia, visível nos dias atuais. O
abandono do Espírito Santo em favor da filosofia e teologia
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Trabalho de Jovens
reduziu o cristianismo à mera razão religiosa. Assim,
aceita práticas sem compromisso com a fé e a eternidade,
misturando crenças sem oferecer vida eterna.
As consequências são muito impactantes, tais como:
• Falta de conteúdo doutrinário e profético.
• Falta de integração com a doutrina do corpo.
• Falta de compromisso com o projeto de Deus.
• Abandono dos mistérios de Deus realizados pelo
Espírito Santo.
• Falta de entendimento do momento profético.
• Desalinhamento ao propósito de evangelização
• Falta de direção do Espírito Santo (dons e batismo
com o Espírito Santo).
É importante destacar que a letra da Bíblia, sem a revelação
do Espírito Santo, não transforma, e a experiência de
transformação é essencial. O mundo está se corrompendo
em traições, materialismo e violência, resultando em
morte espiritual e na valorização do que é material. Esse
cenário gera mesclas que afastam o homem da verdade,
apresentando meias-verdades.
A tradição religiosa também se tornou um ritual sem
compromisso com a Palavra de Deus e a eternidade, aceitando
argumentos humanos e carnais. Esses argumentos se
encaixam na “obra criadora” (4ª medida), focando na vida
terrena e passageira, distanciando-se do que é eterno. As
consequências desse afastamento são inevitáveis.
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Veja o quadro abaixo:
5 – Diferenças entre Evangelho eterno e
Cristianismo
EVANGELHO ETERNO
CRISTIANISMO
Palavra Revelada
Bíblia na letra
Transformação
Acomodação
Verdade
Argumentos humanos
Vida Eterna
Vida terrena
Espiritual
Material
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Trabalho de Jovens
6 – Conclusão
Ao concluir este estudo, é importante reconhecer que
estamos no final do projeto de Deus para a Igreja Fiel,
antes da volta de Jesus, o “princípio das dores”. Vivemos
a bênção de estar na presença do Senhor, guiados pelo
Espírito Santo e fundamentados no evangelho eterno.
Estamos a caminho da eternidade, onde nos encontraremos
com nosso Salvador. Em contraste, o cristianismo desviado
se mistura com cultura e filosofia, distanciando-se do
projeto de Deus.
Veja o quadro abaixo:
Os efeitos do comportamento apóstata são evidentes no
mundo religioso, resultando em desobediência, vaidade
e destruição, levando à quebra de pactos com Deus. A
religião que abriga o cristianismo muitas vezes engana seus
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adeptos, confundindo-os com letras sem o entendimento
profético.
A Igreja Fiel permanece firme no evangelho eterno,
aguardando a gloriosa volta de Jesus!
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo,
em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”
Mateus 24:14
AULA 4
O DERRAMAR DO ESPÍRITO
SANTO NO PERÍODO
PROFÉTICO DE ÉFESO
E SARDES
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus,
que do meu Espírito derramarei sobre toda a
carne […].” Atos 2:17
Pr. Gilson Souza
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TEXTO BASE
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do
meu Espírito derramarei sobre toda a carne […].” Atos 2:17
1 – Introdução
Os dons espirituais NÃO desapareceram depois da
Igreja Primitiva: os capítulos 2 e 3 do livro do Apocalipse
apresentam as Sete Cartas do Apóstolo João às Sete
Igrejas da Ásia. Cada uma das Cartas escritas aponta
para um momento histórico e profético na vida da Igreja.
Observamos que, em cada Carta, há a afirmação de “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Assim, vemos que o Espírito Santo, em todo o tempo,
em toda a história da Igreja, durante o período da Igreja
Primitiva e depois desta, sempre falou à Igreja por meio dos
dons espirituais. É bem verdade que o Espírito Santo falou
àqueles que estavam dispostos a ouvir a voz do Espírito
Santo.
Portanto, os dons espirituais não desapareceram depois
da Igreja Primitiva; ao contrário, sempre existiram entre os
fiéis na igreja, que foram aqueles que estiveram dispostos
a ouvir o que o Espírito Santo diz às igrejas.
1.1 - Teste De Aprendizado:
a) Cite um texto no Novo Testamento que comprove
que os dons espirituais continuaram existindo depois da
Igreja Primitiva.
Resposta:_______________________________________________
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Trabalho de Jovens
2 – Característica do derramamento do Espírito
Santo em Éfeso e em Sardes
Em Éfeso, o derramamento do Espírito Santo marcou o
estabelecimento da doutrina, através da Palavra.
Enquanto em Sardes, o derramamento do Espírito Santo
marcou a descoberta da Palavra, pois estava escondida no
campo do interesse da religião.
Portanto, em Éfeso, deu-se o início do derramamento do
Espírito Santo sem medida sobre a Igreja Primitiva, para o
estabelecimento da doutrina e para iniciar a semeadura da
Palavra. Essa operação do Espírito Santo veio para capacitar
a Igreja a deixar o paganismo e o politeísmo existentes
no Império Romano e para capacitar a Igreja a abandonar
a religiosidade do judaísmo e as influências da filosofia
helenística.
Em Sardes, o derramamento do Espírito Santo foi para retirar
a Igreja dos escombros de uma igreja infiel, que abandonou
o Espírito Santo e que perdeu o mistério, isto é, a Palavra e o
profético. Isso no período de uma igreja idólatra, impregnada
com a teologia e filosofia, onde o governo humano prevalecia.
Assim, o derramamento do Espírito Santo capacitou a Igreja,
a partir de Sardes, a retornar à Palavra, que estava escondida
no interesse da religião. Essa capacitação foi para preparar
a Igreja para o arrebatamento.
Apocalipse 2:1 – “…Isto diz aquele que tem na sua destra as
sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro…”.
Apocalipse 3:1 – “… Isto diz o que tem os sete Espíritos de
Deus, e as sete estrelas:”
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2.1 - Teste de aprendizado:
a) Quem revela Jesus na Palavra?
b) Já teve a experiência de Jesus revelado na Palavra?
Resposta: :______________________________________________
3 – Relação entre o derramamento do Espírito
Santo em Sardes e aquilo que o Espírito Santo
está fazendo hoje em nossos dias
• Em Sardes, o derramamento do Espírito foi para os
fiéis saírem da idolatria do cristianismo romano.
• Em nossos dias, o mesmo derramamento do Espírito
Santo é para a Igreja sair da tradição criada pelo
protestantismo, que acabou tornando-se tradicional.
Com respeito a Sardes, o derramamento do Espírito
Santo era para levar os restantes de Tiatira, que
estavam para morrer, ao arrependimento, para
que retornassem à doutrina de Deus, que é a Sua
Palavra, e deixassem a idolatria. Enquanto hoje, o
derramamento do Espírito Santo prepara a Igreja
para o seu arrebatamento, retirando-a da tradição
religiosa e levando-a a discernir o tempo profético do
“breve”, que estamos vivendo. Da mesma forma que
o Espírito Santo agiu em Sardes, retirando a Igreja dos
escombros de uma igreja infiel, hoje, o Espírito Santo
tem operado para retirar a Igreja dos escombros
de um cristianismo desbotado, tradicional, criado
pelo Protestantismo. Um cristianismo que partiu
para o misticismo, pregando um evangelho material
(evangelho para esta vida). Um evangelho que
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não transforma a vida do homem. Um evangelho
secularizado (evangelho que se tornou comum para
muitos), mas, para a Igreja Fiel, o evangelho eterno é:
preparo para o Arrebatamento.
3.1 - Teste de aprendizado:
a) Pense nisso: A OBRA DO ESPÍRITO SANTO não
pode se tornar uma tradição em sua vida. Comente:
Resposta: :______________________________________________
4 - Como definir os dois momentos do derra-
mamento do Espírito Santo nos últimos dias
Dois derramamentos do Espírito Santo ocorreram na história
da Igreja: o primeiro nos dias de Pentecostes, sobre a Igreja
dos Apóstolos, o período profético de Éfeso; o segundo,
em Sardes, quando da descoberta da Palavra na Reforma
Protestante do Século XVI. Esse segundo derramamento
do Espírito Santo ocorre em dois momentos, preparando a
Igreja para o arrebatamento:
PRIMEIRO MOMENTO: - Em Sardes, se cumpriu o primeiro
momento do derramamento do Espírito sobre a Igreja para
prepará-la para o arrebatamento. Isso se vê na expressão
de Joel 2:28, citada em Atos 2:17, nas seguintes palavras:
“Nos últimos dias derramarei do meu Espírito sobre toda a
carne.”
A expressão: “toda a carne” refere-se a “toda a congregação”.
Esse primeiro momento do derramamento do Espírito Santo
em Sardes mostra aquilo que o Espírito Santo passou a
realizar a partir de Sardes e que iria perdurar até os nossos
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dias.
SEGUNDO MOMENTO: - Já em nossos dias se cumpre o
segundo momento do derramamento do Espírito Santo na
expressão: “…antes de chegar o grande e glorioso dia do
Senhor.”
Esse segundo momento é o tempo final da Igreja, o tempo
do breve, o momento do preparo da Igreja para o grande
dia, que é o dia do seu arrebatamento.
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito
derramarei sobre toda a carne…” Atos 2:17
“…antes de chegar o grande e o glorioso dia do Senhor;”
Atos 2:20
4.1 - Teste de aprendizado:
a) O batismo com o Espírito Santo é: poder para
testemunhar e preparo para o arrebatamento. Você
está tendo essa experiência?
Resposta: :______________________________________________